De 20 a 22 de Novembro de 2019

Histórico do Evento

       Em 2012, na cidade de Caxias, foi realizado o I Simpósio de Pesquisa em Química do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão, buscando incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica em Química na referida Instituição. Em sua primeira edição, o evento contou com 102 inscrições e 20 trabalhos apresentados em forma de pôsteres, alcançando discentes do curso de Licenciatura em Química e de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do CESC-UEMA, de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Maranhão de Caxias e da Universidade Federal do Piauí. Infelizmente, o evento não teve continuidade nos anos seguintes, mesmo tendo apresentado resultados bastante positivos.

 

Desse contexto, nasceu a ideia de realizarmos o 1º Simpósio Caxiense de Química – SIMCAQUI, evento com proposta permanente e colaborativa entre os cursos de Química do CESC/UEMA e do IFMA campus Caxias, com o objetivo de congregar os profissionais que fazem da Química sua principal atividade na região.

 

 

Justificativa para realização do Evento

 

     A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, no seu artigo 43, que trata das disposições e finalidades da Educação Superior, apresenta-a como formação que tem por finalidade desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, objetivando sua integração com a comunidade da qual faz parte. A realização de eventos acadêmico-científicos pelas Universidades representa uma excelente oportunidade para a consolidação desses compromissos.

 

    A pretensão é, portanto, a de promover, a partir de uma abordagem plural, discussões e reflexões sobre o desenvolvimento da Química na região, abrindo mais espaço para alavancar capacidades necessárias para a formação acadêmica e pessoal dos docentes e discentes - futuros professores e profissionais desta área - constituindo-se ainda em um ótimo espaço para que novas atividades e parcerias aconteçam contribuindo para a divulgação e popularização dessa ciência no Maranhão.

 

    Dessa forma, a importância do I Simpósio Caxiense de Química – SIMCAQUI justifica-se pelos seguintes aspectos:

  • Incentivar a cooperação entre pesquisadores da área de Química de Instituições de ensino superiores da Região.

  • Promover integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Química;

  • Estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Química no Estado do Maranhão;

  • Contribuir para a formação de estudantes de graduação e profissionais da Química;