De 20 a 22 de Novembro de 2019

CONVIDADOS

Prof. Dr. Samuel Anderson Alves de Sousa

UFPI

Possui graduação em Bacharelado Em Química Com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí (2005), sendo agraciado com a Láurea Universitária tendo em vista seu desempenho acadêmico (Coeficiente de rendimento = 9.39), e mestrado em Quimica pela Universidade Federal do Piauí (2008). Obteve o primeiro lugar no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - 2005 (ENADE) na área de Química, tendo por isso recebido uma bolsa de doutorado da Capes dada pelo MEC (Capes - Portaria nº 87 - DOU 28/09/2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Quimiometria, QSAR, Métodos de Calibração Multivariada, Análise Exploratória de Dados, Métodos de Resolução de Curvas, Tratamento de Dados 'N-way', entre outros. Possui também interesse em métodos analíticos como, RMN, UPLC-MS, NIRS, entre outros. É doutor em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, sendo especialista em Quimiometria.

Prof. Dr. Reginaldo da Silva Santos

UESP

Fez graduação em Licenciatura Plena em Química na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de 2001 a 2004. Possui o título de Mestre em Química, com área de concentração em Físico-Química, pela Universidade Federal do Piauí (2007), onde desenvolveu trabalho de dissertação com o tema relacionado ao preparo e caracterização de material compósito de matriz polimérica (cardanol) reforçado com fibra vegetal. Possui doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2011) com tese versando sobre síntese e caracterização morfológico-estrutural de TiO2 dopado com ferro para conversão de energia solar. Realizou estágio no exterior na The University of Texas at Arlington, como parte do trabalho de tese. As linhas de pesquisas em que atua estão relacionadas a síntese, caracterização e utilização de óxidos semicondutores (TiO2, ZnO, Fe2O3, Fe3O4, Fe3O4@TiO2, WO3 e CuWO4) como catalisadores em processos de conversão de energia. Mais recentemente vem estudando o preparo de microeletrodos para atuarem como sensores amperométricos. Atualmente é professor Adjunto II, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UESPI e colabora com o desenvolvimento do projeto GERATEC.

Profª. Dra. Vilma Bragas de Oliveira

UFMA

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), graduação em Quimica Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). Atualmente é professor assistente i da Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas em Ensino de Química e Química de Produtos Naturais.

Profª. Dra. Samya Danielle Lima de Freitas

UFPI

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Conceito 7- CAPES (2010) e Doutorado em Química Orgânica pela UFSCar (2014). Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional do CNPq - Nível C no Departamento de Química - UFPI no grupo de Produtos Naturais. Tem experiência na área de Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Quimiosistemática, Fitoquímica, Determinação Estrutural, Métodos Cromatográficos, Ressonância Magnética Nuclear, Interações ecoquímicas e Ensaios biológicos no controle de insetos-praga.

Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa

UFPI

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2004), graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2006), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Piauí (2007) e doutorado em Ciências com ênfase em Química Analítica pela da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Bioanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletroforese em gel, Espectrometria de Massas Orgânica (MALDI-MS e ESI-MS) e Inorgânica (ICP-MS) e Proteômica Comparativa e Metalômica Comparativa. Atualmente é professor adjunto do departamento de química da Universidade Federal do Piauí.

João da Paixão Soares

IFMA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Na área acadêmica é atualmente professor da educação básica e tecnológica do Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias na Área de Alimentos e Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: íons metálicos, adsorção de metais e educação ambiental e Produção Alimentícia.

Please reload